DANORÂMICO apresenta: A HISTÓRIA DOS REFRIGERANTES!

Você gosta de refrigerante!? Sabe como eles surgiram!? Não!?

ENTÃO SEUS "POBREMA SE ACABARO"!

O THE-DÃÃÃ te conta a história dos "refris" mais
 consumidos no Mundo!

E pra começar...

 COCA-COLA 

08041101 blog.uncovering.org cocacola [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola

Eis a campeã de vendas mundial e histórica. A Coca-Cola é o que é não só por ser um produto gostoso e viciante, segundo alguns, mas também pelo marketing que a envolve. Sacadas como associar a bebida à garrafa, design e Papai Noel, por exemplo, fizeram desse drink um dos top 3 em consumo no mundo, perdendo apenas para a água e o café!

A Coca-Cola surgiu em Atlanta no Estados Unidos, fruto da criação do farmacêutico americano John Pemberton, em 1884. A bebida foi lançada com o nome de "Pemberton's French Wine Coca", e era chamada de "bebida para intelectuais". Um detalhe interessante era que a bebida era alcoólica! 
O puritanismo religioso que tomou conta dos Estados Unidos fez com que o álcool fosse tirado da receita da Coca em 1886. Um ano depois era anunciada no Jornal de Atlanta a COCA-COLA! Mas somente 25 galões foram vendidos no primeiro ano, o que correspondia a 9 copos diários, um fracasso sem precedentes!

John Pemberton, criador da receita original da Coca-Cola, morreu sem sequer sonhar que tinha criado um produto de mega sucesso mundial!

Em 1888, John Pemberton vendeu a receita da bebida para seu sócio Frank Robinson por meros 1750 dólares, falecendo meses depois sem jamais imaginar que sua bebida se tornaria um símbolo mundial reconhecido e cultuado. 
Frank Robinson foi quem havia criado dois anos antes, em 1886, a logomarca da Coca-Cola que é usada até hoje. Ele usou sua própria caligrafia para escrever o nome da bebida.

Coca-Cola logo.svg
Logotipo criado por Robinson com sua própria letra é a caligrafia mais associada a um
 produto em toda a história

Mas Robinson vendeu por apenas 2300 dólares a receita para o grupo Asa Griggs Candler, responsável por alavancar o crescimento da marca.

Entre 1891 e 1920, foi a época em que houveram intensos investimentos na Coca-Cola como, por exemplo, o registro da marca e da receita.

Foi em 1894, no Mississipi, Estados Unidos, foi vendida a primeira Coca-Cola engarrafada, antes ela era vendida em copos.

Em 1897 a Coca-Cola rompe as fronteiras americanas e começa a ser vendida no Canadá e México. A bebida se tornava um sucesso e já possuía três grandes fábricas nos Estados Unidos, sendo Chicago, Dallas e Los Angeles.

Em 1902 as rolhas que tampavam as garrafas de vidro foram substituídas por tampas-coroa de metal, usadas até hoje não só pela Coca-Cola, mas por bebidas de todo tipo. A Coca-Cola Company também detém a patente dessas tampinhas.

Em 1909 já se somavam 400 fábricas de Coca-Cola nos Estados Unidos, sendo que algumas só funcionavam durante o verão, quando o consumo da bebida mais que triplicava.

Em 1915 surgem as primeiras falsificações de Coca-Cola, diferenciar o gosto era complicado, pois a Coca-Cola ainda não era o ícone pop que é hoje.

coca garrafa 1 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Primeiras embalagens da Coca-Cola. Recentemente uma dessas garrafas foi vendida (vazia) por 2.500 dólares. Mais do que foi pago pela receita da bebida no início de sua produção.

Na tentativa de acabar com as falsificações, em 1916 foi realizado um concurso para criação de uma garrafa com design único e exclusivo para a bebida, também utilizada até hoje e um dos símbolos mais reconhecíveis da bebida. Seu criador foi o americano Raymond Louise. Raymond se inspirou no Cacau (Cocoa, em inglês), para criar a garrafa. Não só o nome da fruta e da bebida se pareciam, mas também o quão delicioso eram chocolate e Coca-Cola, defendeu o criador da garrafa durante o concurso.

coca garrafa 2 [Geek Curioso] Como foi a invenção da garrafa de Coca Cola
Cacau e desenho da garrafa para Coca-Cola que ganhou o concurso.

Em 1918 a Coca-Cola foi então vendida, dessa vez por 25 milhões de dólares, para Ernest Woodruff e W.C. Bradley.

Em 1919 a bebida já era comercializada em vários países de todos os continentes do mundo, incluindo a América do Sul, mas o Brasil ainda ficou de fora do mercado consumidor de Coca-Cola.

Em 1920 já são 1000 fábricas só nos Estados Unidos.

Durante a Primeira Guerra Mundial a Coca-Cola viu seu sucesso melar, literalmente. As fábricas juntas eram responsáveis pelo maior consumo de açúcar do mundo, mas houve racionamento de vários itens, entre eles o próprio açúcar e a produção e consumo caíram drasticamente. Com o fim da guerra a Coca-Cola voltou a seu poder de vendas.

Já durante a Segunda Guerra Mundial, a Coca-Cola criou fábricas móveis que enviou para as frentes de batalha na Europa a fim de produzir o refrigerante e distribuí-lo por apenas 5 centavos o copo para os soldados aliados. Foi um golpe e tanto, de marketing, claro! Para tal, a empresa teve que conseguir autorização especial de Washington.

Ainda durante a Segunda Guerra, a Alemanha nacionalizou a Coca-Cola, rompendo sua ligação com a Coca-Cola Internacional. Mas alguns produtos para produção da bebida não eram encontrados em solo nazista, foi então que o presidente da Coca-Cola Alemanha mandou que funcionários da fábrica usassem a imaginação (em alemão "phantasye") e criassem um refrigerante pra substituir a Coca-Cola, nascia então a "Phanta" ou "Fanta" de malte. No fim da Guerra a Coca-Cola Alemanha foi reincorporada à Coca-Cola Internacional e junto com ela o direito sobre a bebida "Fanta", que nos Estados Unidos recebeu o nome de "Mirinda", pois o nome alemão-nazista não ficaria bem no mercado yankee.

Fanta, criada na Alemanha de Hitler para substituir a Coca-Cola em falta. Os produtos para fabricação da Coca-Cola eram importados dos Estados Unidos, inimigo da Alemanha Nazista.

Foi em 1941, em plena Segunda Guerra que a Coca-Cola chegou ao Brasil, justamente junto com os soldados americanos. O governo brasileiro da época autorizou que os Estados Unidos utilizassem aeroportos do nordeste do Brasil para defesa da América do Sul contra o nazismo, e em troca o governo equiparia nossos aeroportos. De quebra, junto com os milhares de soldados e dezenas de aviões da Aeronáutica Americana, veio a Coca-Cola. A intenção era atender aos soldados americanos, mas a bebida caiu no gosto dos brasileiros, e o país entrou na rota da marca.

Em 1943 ia ao ar o programa "Um Milhão de Melodias", na Rádio Nacional, primeiro programa brasileiro com o oferecimento de Coca-Cola.

Em 1944 foi oficialmente autorizada as operações da Coca-Cola Brasil.

Em 1945 a Coca-Cola abre sua primeira fábrica brasileira em Porto Alegre e se torna a primeira empresa multinacional estrangeira a ter uma franquia e uma fábrica no Brasil.

Em 1946 a Coca-Cola também gravou seu nome na história do país mais uma vez ao criar o primeiro slogan de um produto internacional exclusivamente para o público brasileiro. O slogan era "Isso sim é da pontinha", em menção ao gesto de apetarmos a ponta da orelha pra dizer que uma comida ou bebida está deliciosa!



Em 1948 já eram cinco fábricas no Brasil.

Em 1950 veio uma nova sacada de marketing, associar a bebida a grandes eventos de esporte. A década de 50 começava com uma Copa do Mundo no país do futebol, o Brasil. A bebida estava em toda parte e até os médicos indicavam Coca-Cola para dar energia aos jogadores!

Mas nem a associação da bebida com o símbolo nacional, o futebol, fez com a Coca-Cola fosse literalmente engolida pelo brasileiros. A começar pela derrota colossal do Brasil para o Uruguai na final, em pleno Maracanã, que deixou um gostinho de azedo por cima do gostinho de Coca-Cola na boca dos torcedores do Brasil. Outra pedra no sapato da Coca-Cola era a bebida de fabricação 100% nacional, o Guaraná Antártica, que tinha 52% de preferência nacional, segundo pesquisas.

Porém a empresa mostrou que não era boba e tratou logo de lançar, em 1951, uma campanha publicitária em que mostrava a Coca-Cola sendo produzida com águas cristalinas do Rio Amazonas. Funcionou. Mas o golpe mais eficaz foi lançar uma campanha exclusiva para o público brasileiro no Natal com a figura do Papai Noel, em 1954.

Em 1956 foi a vez da televisão brasileira ter um comercial exclusivo para um produto estrangeiro. Dóris Monteiro aparecia a la Carmem Miranda, cantando e pedindo Coca-Cola, no final o slogan "Isso faz um bem!". Veja o comercial:

Carmen Miranda fazendo


Em 1959 é criado o conceito de "embalagem retornável", até hoje usado pela Coca-Cola e outras bebidas como cervejas e o próprio Guaraná Antártica, que lançou essa mesma campanha nessa semana.

No início dos Anos 60 já eram 20 fábricas no Brasil e o xarope concentrado, principal item da receita, deixou de ser importado dos Estados Unidos para ser fabricado no Rio de Janeiro.

A primeira fábrica de Coca-Cola de Minas Gerais foi inaugurada também na década de 60 em Divinópolis, cerca de 170km da capital, Belo Horizonte. A mesma foi fechada no final de década de 90 e reativada em 2008 pela FEMSA, principal engarrafadora da Coca-Cola na América Latina.

Mas é na Década de 70 que a Coca-Cola se torna um símbolo do Século XX intangível. A marca atinge um sucesso imenso em todo mundo, duplica suas fábricas no Brasil e lança, em 1979, seu slogan mais famoso: "Abra um sorriso", que nos anos 2000 passou a ser "Abra a felicidade".

As latinhas de Coca-Cola foram lançadas em 1981, e em 1982 chega ao mercado a Diet Coke.


Um retrocesso na história da Coca-Cola foi registrado em 1985 quando a marca Coca-Cola foi retirada e substituída por New Coke. Foi um fiasco e logo a Coca-Cola voltou com tudo.

New Coke foi o maior fracasso de todos!

Em 1987 a Coca-Cola novamente grava seu nome na história do Brasil ao promover a primeira campanha mundial de um produto internacional com um artista brasileiro. Tom Jobim era a estrela da campanha publicitária "Águas de Março", exibida em mais de 200 países.

Em 1988 cria-se o primeiro item colecionável da Coca, suas mini-garrafas (eu tenho 6 e um fardo!).

Primeiro item colecionável da Coca-Cola foi um sucesso enorme!

Em 1990 é lançada a Coca-Cola de 2 litros em garrafa pet e em 1997 a de 2,5 litros.

Em 1992 surgem as Coke Machines, máquinas que vendem Coca-Cola em lata.

Outra grande sacada foi criar músicas exclusivas para suas campanhas a cada ano e para cada mercado específico. Em 2012 as estrelas da campanha brasileira são os garotos do NX Zero. Veja:



Ficheiro:Mh RHB gt12 ganzreklame cocacola.jpg

Coca-Cola em tudo!? Sim!

Atualmente a Coca-Cola tem sua própria rádio, marca de roupas e artigos variados, como cadernos, canetas e lápis. Detém direitos sobre várias bebidas, entre elas Fanta, Sprite e Kapo. Apesar de ter se tornado um símbolo mundialmente reconhecido e parte do inconsciente coletivo, a bebida não é unanime em todo mundo. Na Escócia ela perde em vendas para um bebida local chama Im Bru, na Argentina é a Pepsi quem domina o mercado (pode ser?). Países do Oriente Médio também não são muito fãs da bebida. Lá existe uma bebida similar de nome Mecca-Cola (!!!) cuja as publicidades são todas anti-Coca-Cola e anti-Estados Unidos!

Mecca cola, a "Coca-Cola" do Oriente Médio que é anti-americana e anti-Coca Cola.

E aí!? Deu vontade de beber uma Coquinha!?

Veja a história completa em: PÁGINA OFICIAL DA COCA-COLA NA WIKIPEDIA.

by Dan Penido




Nenhum comentário:

Postar um comentário