DANORÂMICO apresenta: "BELZÓNTI" como você não conhecia...!

O DANORÂMICO PESQUISOU E ENUMERA ALGUMAS COISINHAS SOBRE BELO HORIZONTE QUE TALVEZ VOCÊ NÃO SAIBA! TALVEZ... QUASE COM CERTEZA!


Se você NASCEU em BH, provavelmente estudou sobre isso nos primeiros anos de sua vida, pois é normal nas primeiras séries escolares estudarmos sobre nossa cidade, pra depois evoluirmos para nosso estado, país e, finalmente, adentrar pela história da humanidade.

Mas, se como eu, você nasceu em alguma roça perdida no meio das montanhas de Minas, então você provavelmente não deve conhecer algumas peculiaridades que Belô tem...


Ficheiro:Planta BH.jpg
Projeto Aarão Reis para Belo Horizonte.

1 - BH foi projetada para ser a capital das Minas Gerais. Pensou-se que a cidade caberia toda dentro da Avenida do Contorno.

Comissão Construtora da Capital.

2 - A razão de projetar uma nova capital para o estado é que Ouro Preto era capital de Vila Rica, que pertencia ao Império, que foi submisso à Coroa Portuguesa, e o Brasil República queria "apagar" esse passado o mais rápido possível. BH foi criada sob claras influências iluministas e positivistas de um Brasil República.


Em 1910, local da Afonso Pena onde hoje fica a Subestação da Cemig.

3 - O local escolhido para a construção da nova capital foi uma pequena vila chamada CURRAL DEL REY, fundada em 1701.

Ficheiro:Curraldelrey2.jpg

Igreja original de Curral Del Rey, onde hoje é a Igreja de Boa Viagem, na Rua Alagoas.

4 - A única construção preservada do antigo Curral Del Rey foi a Igreja de Curral Del Rey, que ficava onde hoje é a Igreja de Boa Viagem, na Alagoas. Na primeira metade do Século XX, a igreja original que estava arruinada foi substituída pela a nova igreja.


BH de 1910 a 1960

5 - A Igreja de Boa Viagem e a Igreja de Lourdes NÃO SÃO GÓTICAS. Catedral Gótica SÓ EXISTEM NA EUROPA, e foram construídas há mais de 800 anos.


Imagens antigas do Bairro da Lagoinha.

6 - Onde hoje é a Praça Milton Campos, no alto da Afonso Pena, encontro com a Contorno, era para ser a Matriz de Belo Horizonte, mas a Igreja Católica preferiu manter o local original, na atual Igreja de Boa Viagem.


O Papa João Paulo II subindo a Praça Isral Pinheiro.

7 - O verdadeiro nome da Praça do Papa é Praça Israel Pinheiro. Ela recebeu esse "apelido" por causa da visita do Papa João Paulo II, em 1980. Diante da Serra do Curral, o Papa disse a: "Oh, que belos horizontes, jamais ei de esquece-los". 

Ficheiro:Juscelino.jpg
JK.

8 - JK fez um concurso para escolher o projeto do Complexo Arquitetônico da Pampulha (Igreja, Casino, Casa do Baile, Iate Clube, Hotel e Campo de Golfe). O campeão do concurso propunha a construção de edifícios em estilo normando (telhados muito inclinados como em chalés). JK não gostou e convidou Niemeyer para criar o projeto.


9 - Niemeyer havia feito o Grande Hotel de Ouro Preto, mas ainda era desconhecido da grande maioria. Ele criou toda a proposta para a Pampulha em uma única noite num quarto de hotel no Centro de BH.


Construção da Igrejinha da Pampulha

10 - Tudo foi construído, com exceção do Grande Hotel Pampulha. Houve ainda uma casa para JK, que continua de pé na orla da Pampulha. A Igrejinha ficou anos proibida de funcionar pelo Vaticano, pois era considerada uma ofensa por causa da figura do cachorro no painel pintado por Portinari ao lado de São Francisco.



Vídeo mostra rompimento da Pampulha

11 - A Lagoa da Pampulha rompeu-se em 1953. JK foi ver pessoalmente o tamanho do estrago.


Cenas de Hilda Furacão, Globo, 1996.

12 - Hilda Furacão provavelmente é a mais célebre figura de Belo Horizonte, contudo, não passou de uma criação do autor, Roberto Drummond. É verdade que à época surgiu na cidade uma prostituta que causou furor entre os homens da capital, mas longe da Hilda do livro. Outros personagens foram inspirados em pessoas reais, entre eles Cintura Fina.


Torre do JK em construção. Era para ser o mais alto de Minas, mas é o quinto do estado e 204º do Brasil.

13 - O Edifício JK, na Praça Raul Soares, levou vinte anos para ficar pronto. Quando ficou pronto foi considerado ultrapassado. Atualmente passa por recuperação total financiada por iniciativa privada com parceria pública.


Conjunto IAPI.

14 - O Conjunto IAPI, na Avenida Antônio Carlos, também é de Oscar Niemeyer.


15 - O edifício do Banco Mineiro da Produção, na Praça Sete, também é de Niemeyer.

Ficheiro:Afonsopena1920-1960.jpg

Belo Horizonte ainda nos anos 1950 com os canteiros centrais de ficus.

16 - A Afonso Pena tinha dois canteiros centrais e um trilho de bondinho. Ambos deram lugar aos automóveis. As árvores foram cortadas por causa de pragas, diz uma outra versão.


Acaiaca pronto e em construção.

17 - O edifício mais alto de BH é o Acaiaca, na Afonso Pena. Ele tem 120 metros de altura e é o 94º mais alto do país.



18 - O Cine Teatro Brasil, na Praça Sete, tem 11 andares e está sendo todo recuperado. Uma das descobertas são pinturas da década de 30 e escadas, no lugar de rampas. 



Vídeo antigo mostra o "Pirulito" da Praça Sete na Savassi.

19 - O "pirulito" da Praça Sete foi criado em 1924 em comemoração ao centenário da Independência do Brasil, em 1922. Em 1962 foi removido para o Museu Histórico Abílio Barreto, em 1963 foi para a Praça da Savassi, agora renovada mais uma vez. Em 1980, o obelisco retornou para o local de origem, a Praça Sete.


Padaria Savassi na Praça da Savassi.

20 - A Savassi tem esse nome por causa da antiga Padaria Savassi. O nome original do bairro é Funcionários, que tem esse nome por que era o bairro onde moravam os funcionários do governo que trabalhavam na nova capital.


Praça Raul Soares em 1947 com o único prédio da cidade com câmara anti-bomba (a torre branca em destaque).

21 - Raul Soares foi um prefeito, justamente o que mandou construir o "pirulito" da Praça Sete.

 

Avenida Antonio Carlos na Década de 40.

22 - Antônio Carlos foi um político brasileiro, juiz, deputado geral no Império e senador constituinte estadual por Minas Gerais na República. Pertence à segunda geração dos Andradas e é o terceiro político deste nome.


Avenida Cristiano Machado em obras para o BRT.

23 - Cristiano Machado nasceu em Sabará e foi o prefeito de BH que fundou o Mercado Central. Lançou-se presidente do Brasil, mas acabou apoiando Getúlio Vargas.


Vista aérea da Raja Gabáglia.

24 - Eugênio de Barros RAJA GABÁGLIA foi engenheiro, matemático, calculista, entre outras profissões, e responsável por avanços tecnológicos e construtivos, sobretudo de Belo Horizonte. A Avenida Raja Gabáglia tem esse nome em sua homenagem.


Avenida Santos Dumont, em 1946.

25 - A Avenida Santos Dumont recebeu esse nome em 1903 em homenagem ao Pai da Aviação, Alberto Santos Dumont. Antes ela se chamava Avenida do Comércio.


Praça da Liberdade em 1902, com seu projeto original.

26 - A Praça da Liberdade foi construída em 1902 e tinha até uma cópia do Pico Itacolomi, (aquela montanha em Ouro Preto). A mudança para o formato atual, em estilo francês, aconteceu por causa da visita da Realeza da Bélgica.


BH nos anos 60 e 70.

27 - Em 1898, um ano após a inauguração de Belo Horizonte, a cidade de Ouro Preto, antiga capital, foi atacada e dominada por anarquistas que a declararam de sua propriedade.


O prédio da Praça da Estação em construção, o metrô só veio na década de 80.

28 - Em 1980 foi iniciada a construção do metrô. Em 1984 iniciaram a canalização do Arrudas, que só terminou em 1997.


Serra do Curral e o Arraial Del Rey em 1896.

29 - A Serra do Curral era antes chamada de Serra do Congonhas. Ela tem 18km de extensão totalmente tombados como patrimônio cultural. Apesar disso, o mercado imobiliário tomou conta de boa parte desse belo horizonte, que corresponde ao Belvedere e condomínios de Nova Lima. Essas construções juntas modificaram a ventilação da cidade.

Ficheiro:Montagem Belo Horizonte.jpg

30 -  Belo Horizonte é, atualmente, a sexta cidade mais populosa do país, perde para São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador, Brasília, e Fortaleza. Sozinha, a capital de Minas tem 2.375.444 habitantes, segundo censo de 2010. 


BH atual

31 - Mas, se considerarmos a REGIÃO METROPOLITANA, aí Minas tem a 3ª maior do país, com 4.882.977 de habitantes. perdendo só pra São Paulo e Rio de Janeiro.

by Dan Penido.



Um comentário: