DANORÂMICO apresenta: A HISTÓRIA DO DIA DO ÍNDIO!

Pra você que achava que Dia do Índio era uma desculpa pra Xuxa usar peruca preta no programa dela, 
aí vai a verdadeira história...


Em 19 de Abril de 1943, através do decreto-lei 5545, do então Presidente da República, Getúlio Vargas, foi criado o DIA DO ÍNDIO no Brasil.
 O Tratado para proteção e conservação da cultura indígena foi assinado em 1940 durante o 1º Congresso Indigenista Interamericano, no México, e contou com todos os países das Américas (incluindo os Estados Unidos que praticamente nem faziam ideia que seus índios eram gente como a gente).
O Brasil não aceitou assinar o Tratado Indígenista Interamericano de 1940 assim de cara, primeiro pensou se tinha alguma maneira de fuder com a vida de proteger mais eficazmente alguns milhares de indiozinhos por aí, mas o Marechal Rondon disse "não, e não e não" e então, os brasileiros concordaram que índio também é gente e merece respeito, mas só depois de pensar a respeito por uns 3 anos.
Desde então, a data é comemorada de norte a sul do continente americano (tecnicamente, no resto do mundo não existem índios como os daqui, tecnicamente, tá?).
Mas convenhamos... desde quando um pedaço de papel assinado por uma dúzia de homens-brancos vai proteger milhares, milhões de índios que estão peladões fumando cachimbo da paz lá no c* da Amazônia!?
Tupã, deus do sol dos índios Tupis-Guarani, que não é bobo nem nada, tratou de lançar um feitiço em proteção ao seu povo de cabelo bom (os índios, gente) e então nasceu a FUNAI.


A FUNAI (Fundação Nacional do Índio) surgiu em 5 de Dezembro de 1967 com a finalidade de manter as ocas de pé e os índios de barriga cheia. A fundação foi criada pelo então presidente (militar) Costa e Silva (o mesmo sósia do Renato Aragão que instituiu o AI-5 numa bela sexta-feira 13 de 1968).
Mas a FUNAI só foi ganhar voz e vez na Constituição de 1988, que perdura até os dias de hoje (já os índios...).
Durante a década de 70, por exemplo, a tuberculose devastou vários nativos das florestas, principalmente os da tribo dos Karajás. Foi então que entraram em ação os Irmãos Vilas Bôas, verdadeiros heróis da causa indígena.
Juntos, eles levaram medicamentos e assistência a tribos nos rincões mais distantes desse país e, em 2012, viraram tema de filme nacional.
Atualmente podemos ver índio em tudo que é canto desse país (opa, até aqui no blog!?). Mas você se engana que ser índio agora é fácil. Quando o governo não toma suas terras pra produzir hidrelétricas que nem vão funcionar direito (vide Usina de Belo Monte), vem algum playboy-filhinho-de-papai e te bota fogo em você enquanto dorme. Por outro lado, indígenas podem ingressar em faculdades públicas através de cotas raciais para minorias (o que nos faz pensar que eles têm muito menos capacidade pra passar no vestibular do que um branco, né!?) ou então a se aposentar de forma peculiar, mais cedo e com valor específico (o que faz a gente querer dizer que também mora em oca e come mandioca o ano inteiro).
O fato é que índio é gente como a gente, e se formos pensar direito, BRASILEIRO MESMO, é quem já estava aqui bem antes dos portugueses chegarem, não é verdade!?

by Dan Penido



Nenhum comentário:

Postar um comentário